Etiquetas

macaroni-ingles-2-500pxO reino das massas alimentícias, originárias de Itália, é, como se sabe, universo de paixão e de prodígios (culinários, evidentemente), onde até em Nápoles a pizza portuguesa pode ser considerada a melhor do mundo (noticia a imprensa).

Em massas, a infinita variação culinária é quase igual à diversidade de apresentação, e embora as massas frescas sejam de popularidade recente entre nós, algumas variedades de massa seca foram de longa data adoptadas pela culinária portuguesa, qual seja, por exemplo, o macarrão, indispensável para um bom feijão com massa.

Este macarrão já conhecido por cá no século XVIII, gozaria certamente de grande popularidade à época, a tal ponto que foi assunto de um sofisticado enigma poético atribuído a Belchior Curvo de Semedo (1766-1838), e que a seguir vos dou a conhecer.

 

Enigma
É grosso, longo, e furado,
Pinga, mas não se derrete,
Enxuto, e duro, se mete,
Tira-se mole, e molhado.
É à cobra assemelhado,
Mas tem seu quê com a espiga,
Penetra até à barriga,
Sacia a vontade à gente;
Porém ser cousa indecente
Não se creia, nem se diga.

 

E não se creia, não, senhores.

Tudo isto quer dizer mui simplesmente macarrão!

 

In Poesias Lyricas de Belchior Manuel Curvo de Semedo – Belmiro Transtagano, ed. 1890.

macaroni-ingleses-1-450pxEsta leitura do macarrão está longe do que sucedeu à palavra em terras de sua majestade britânica.

Por alturas da composição deste poema, ou um pouco antes (anos 60 do século XVIII), o macarrão, maccherone em italiano, transformou-se em Inglaterra num epíteto, acompanhando o sucesso local à época das massas italianas, macaroni.

macaroni-ingleses-sala-de-vestir-500pxAplicou-se em Inglaterra o epíteto de macaroni aos elegantes, sobretudo jovens aristocratas ou de posses, regressados da sua viagem cultural ao continente (Grand Tour), trajando  de forma original e espaventosa. A coisa ganhou proporção tal no espavento que foi motivo de retumbante sucesso em caricaturas da época, das quais alguns exemplos acompanham o artigo.

macaroni-ingles-1-450pxO amaneiramento em que a originalidade se tornou fez com que em alguns anos, o termo se tornasse sinónimo de efeminado. A vertigem da moda seguiu outros caminhos e por eles desapareceram os macaroni.

Anúncios