Anúncios

O Blog

Este é um blog de amador e não um blog de especialista em qualquer ramo da literatura. Amador no sentido primeiro, daquele que ama. E a poesia é em mim, de longa data, uma paixão.

A reunião de um vasto acervo de poemas e poetas numa biblioteca pessoal e a constatação de tantos serem apenas conhecidos de um reduzido número mercê da exiguidade das edições e/ou da raridade dos exemplares impressos, decidiu-me à aventura de manter durante o ano de 2010 esta janela aberta a um mundo de ávidos leitores curiosos do que não conhecem ou não sabem que existe. Se existirem os leitores, aqui encontrarão uma caixinha de surpresas.

O arco temporal do blog estende-se da antiguidade a meados do séc. xx com predominância sobre a poesia portuguesa antiga, por ser a mais ignorada.

Sempre que os exemplares raros ou raríssimos o permitam, disponibilizaremos um fac-símile em formato pdf dos mesmos. Outras vezes, se se encontrarem disponíveis na net indicaremos o respectivo link.

O blog não se propõe fins lucrativos.

Pretendemos nele respeitar escrupulosamente o Código dos Direitos de Autor. Na impossibilidade de identificar eventuais detentores desses direitos sobre materiais divulgados no blog, solicitamos aos visados o favor de nos contactarem através do endereço de e-mail: viciodapoesia@gmail.com e procederemos de acorco com as suas indicações.

O conteúdo original do blog está protegido pelo Código dos Direitos de Autor. Poderá ser autorizada a sua reprodução em condições a definir, mediante solicitação escrita para o endereço de e-mail: viciodapoesia@gmail.com

Ainda que o reconhecimento dos direitos de autor date apenas do século XIX a luta pelo seu reconhecimento é anterior. Deixamos aqui fac-símile do que julgamos ser o mais antigo reconhecimento legal desses direitos. Trata-se de um Decreto de Sua Magestade a Rainha D. Maria I concedendo à viúva de Correia Garção o

…Privilégio exclusivo por tempo de dez annos, para que só ella, ou quem tiver faculdade sua,  possa mandar imprimir, precedendo a necessaria licença da Real Meza Censoria, a Collecção das Obras, que em Prosa, e em Verso deixou escritas o sobredito seu marido, debaixo das penas do perdimento de todos os Exemplares, que forem achados aos Transgressores, a beneficio da mesma viuva, e de duzentos mil reis de condemnação, ametade para o denunciante, e a outra ametade para o Hospital real de S. José …

Vem este decreto transcrito a páginas XI e XII, não numeradas, da 1ª edição das OBRAS POETICAS DE PEDRO ANTONIO CORREA GARÇÃO publicadas em Lisboa no Anno MDCCLXXVIII (1778)



Anúncios

7 thoughts on “O Blog”

  1. Claudio Fernando Mahler said:

    Meu caro poeta maior, engenheiro será, que como eu, faz da engenharia apenas um caminho. Achei duas poesias japonesas, que você dispõe. Queria coloca-las, bem como teu texto no facebook, mas ao consultar teu logo, vi que você pede que solicitemos autorização. É o que faço. Não achei teu nome para citar-lo. Enfim, fico no aguardo.
    Parabéns pelo lindo logo criado. Frequentarei. Claudio

  2. Vasco Tomás said:

    Só agora o descobri. A proposta e as intenções que aqui se enunciam, ainda sem ter percorrido muitos dos posts, está a ser cumprida supinamente. Nãpo desista, é uma felicidade haver quem sabe o que é serviço público de divulgação das “flores”, que aumentam o erotismo das nossas vidas e dos nossos desejos. Porque julgo que o tema da mulher e do desejo têm no blog um lugar muito especial. Estou consigo!

    • Viciodapoesia said:

      Obrigado pelo cumprimento e pelo texto do comentário. Oxalá encontre na leitura do blog o prazer que intui. Volte sempre. Carlos Mendonça Lopes

  3. Fico satisfeita, por poder desfrutar do vosso blog,

  4. É muito interessante este blog……

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s