Etiquetas

, , ,

12Estou triste e só. Ligo o rádio. Oiço duas das últimas Canções de Strauss. Sinto de uma maneira profunda a sua fluidez cromática, a sua riqueza orquestral. Os metais soam como vibrantes florestas. A voz da cantora é a de uma grande ave solitária. Sinto-me um lobo sem alcateia. Quando se está muito só o gemido transforma-se em uivo

Esta Tisana 387 consta do livro 463 tisanas que reuniu em 2006 o conjunto destes poemas, publicado por Quimera Editores.

Pequenos poemas em prosa que constituem uma espécie de work in progress, tendo vindo a ser publicadas desde 1969, As TISANAS de Ana Haterly (1929) são uma meditação poética sobre a escrita como pintura e filtro da vida. No seu conjunto formam uma espécie de cidade-estado construída pela escrita criadora, que é abolição obliqua, delírio provocado e lição de tentativa. O mundo das TISANAS é um mapa emotivo de uma conjuntura cultural em que os agentes do sentido têm por árbitro o espírito.

Clarificado que está o poema no seu contexto, acrescento apenas uma nota musical sobre as peças nele mencionadas.

Nota musical

No poema referem-se duas canções de um ciclo de quatro canções, conhecido como Vier Letzte Líeder (Quatro Últimas Canções) e foram compostas por Richard Strauss no final da vida, em 1947.
Não tendo sido pensadas como um ciclo coerente, desde a sua publicação são usualmente cantadas como tal.

Matéria de paixão para quem as conhece, e na minha discoteca conto uma dúzia de interpretações, nelas se percorre musicalmente uma espécie de ciclo vital desde a alegria primaveril ao repouso final.

Dos quatro poemas cantados, três são de Hermann Hesse (Beim Schlafengehen – Indo Dormir; September – Setembro; Frühling – Primavera) sendo o quarto poema de Joseph von Eichendorff (Im Abendrot – Ao Anoitecer).

Termino com uma ligação YouTube onde as canções podem ser ouvidas na voz de Elizabeth Schwarzkopf (segunda gravação), a qual é, para muitos, a melhor interpretação de sempre destas canções.

A ordem porque as canções são cantadas é a seguinte:

Frühling

September

Beim Schlafengehen

Im Abendrot

Anúncios