Etiquetas

, , ,

migrant mother 1

Entre o conjunto de fotos sobre trabalhadores migrantes na California feitas por Dorothea Lange (1895-1965) entre os anos de 1936 – 1939 avultam as fotos conhecidas como da Mãe Migrante,

Tiradas ao abrigo do programa da FSA (Farm Security Administration) que se propunha documentar a Grande Depressão dos Anos 30 nos EUA, são hoje a imagem mesma desse período, para além dos filmes ou livros como As Vinhas da Ira de John Steinbeck.

Nas fotos vemos uma mulher que, sabemos hoje, tinha sete filhos e 32 anos à data das fotos.

É a ausência de esperança no olhar o que mais impressiona, naquele desolado enquadramento de miséria. Não durou eternamente, e a vida mudou (a Senhora, Florence Thompson, aceitou ser fotografada com três filhas em 1979, por Bill Ganzel).

Apesar da crueza, as fotos acabam por ser iconografia de esperança, e na sua verdade mostram como o eterno não dura sempre, e aos tempos difíceis melhores dias se sucedem.

Abri o artigo com a mais famosa das cinco fotos conhecidas. Seguem-se as restantes. São todas fotos feitas a partir dos negativos digitalizados, propriedade da Biblioteca do Congresso dos EUA.

migrant mother 5

migrant mother 2

migrant mother 4

migrant mother 3

 

Anúncios