Etiquetas
Deixa-me deslumbrado a requintada beleza de formas destas figurinhas votivas com 4000 a 5000 anos, encontradas nes ilhas gregas do Mar Egeu.
Nestas figuras pré-históricas, provavelmente com papel de intermediação entre o humano e o sagrado, provenientes da bacia do Mediterrâneo, encontramos uma representação estilizada da mulher como poucas vezes mais a humanidade produziu no longo caminho até aos nossos dias.
O apuro plástico de que a humanidade dá mostras independentemente de geografias e épocas é a evidência de que não há evolução na estética, apenas as circunstâncias geram o inefável gosto pela beleza, essa sim, sujeita nos seus padrões à volubilidade da história.
Deixo-vos com alguns exemplos mais.
4000 a 5000 anos ? Impressionante a perfeição.
Grata pela partilha.
GostarGostar
Obrigado pela receptividade partilhada. Com efeito estas figurinhas são quase todas achados pré-históricos em túmulos nas Ilhas Cíclades e datadas de 2800-2300 antes de Cristo. Uma delas vem da Anatolia e terá mais de 5000 anos. As figurinhas achadas em Creta embora plasticamente diferentes, serão também do 3º milênio antes de Cristo. A história de arte convencional, na sua preocupação de documentar evolução formal e técnica na criação artística ocidental, apenas começa nas obras da Grécia arcaica por volta de 800 anos antes de Cristo, deixando toda uma vasta e belíssima criação humana na sombra. Os nomes dos ficheiros das imagens identificam a origem. Até breve Carlos Mendonça Lopes
GostarGostar