Etiquetas

1917 A sonhadoraA única exposição que Amedeo Modigliani (1884-1920) teve oportunidade de fazer em vida quase não se concretizou e foi objecto de enorme escândalo.

A galeria onde a exposição iria acontecer situava-se no centro de Paris, na vizinhança da Opera, numa rua com esquadra de policia em frente. Era Dezembro de 1917. A exposição tinha desenhos e pintura de nus femininos. Para chamar a atenção do público, a galerista colocou em destaque na montra, no dia da inauguração, uma das pinturas de nu à venda. Não tardou a juntar-se gente frente à montra e o burburinho cresceu, instalando-se grande indignação entre os transeuntes. Foi tal o alarme que o chefe da esquadra de policia vizinha mandou chamar a galerista e comunicou-lhe:

— Dei ordens para retirar aquela porcaria toda!

— Porquê? perguntou-lhe a galerista. Há quem seja mais abalizado que o senhor para opinar e não tenha a sua opinião.

Respondeu o policia apoplético e quase sufocado:

— Aque.. aque… aquelas mulheres têm pelos púbicos!

Este relato fê-lo mais tarde a galerista. Mas o que segue é que a exposição terminou quase sem ter começado.

1917 Nu reclinado com cabelo soltoNão sendo a primeira vez que eram pintadas mulheres nuas com pelos púbicos: já existia a famosa pintura “A origem do mundo” de Courbet, mas em colecção particular; era a primeira vez que se exibiam ao olhar público.

Se os leitores virem as pinturas de nu que ao longo do tempo tenho deixado no blog, e tantas outras espalhadas por colecções públicas pelo mundo, vêm quão difícil é encontrar, mesmo no século XX, nus femininos sem o púbis rapado. E tal não é por questões de conforto ou higiene, mas por devolver à pintura uma dimensão erótica que no asséptico do corpo sem pelos púbicos se esbate.

1917 Nu reclinadoVistas hoje, estas pinturas transmitem a mesma lassa desolação dos retratos pintados por Modigliani que tenho trazido ao blog, e ficam bem longe de qualquer palpitação de desejo.

Vamos pois às pinturas objecto de tamanho escândalo há quase 100 anos.

1917 Nu sobre almofada azul 1917 Nu adormecido de braços abertos

1917 Nu sentado (3) 1917 Nu com colar 1917 Nu de costas 1917 Nu olhando sobre o ombro direito

1917 Nu sentado (2) 1917 Nu reclinado com almofada azul 1917 Nu reclinado com btaço sobre a cabeça

Termino com a mais coberta das mulheres pintadas neste ano, e, talvez, a mais excitante deste conjunto de pinturas.

1917 Nu sentado em divâ

Anúncios