Etiquetas
A única exposição que Amedeo Modigliani (1884-1920) teve oportunidade de fazer em vida quase não se concretizou e foi objecto de enorme escândalo.
A galeria onde a exposição iria acontecer situava-se no centro de Paris, na vizinhança da Opera, numa rua com esquadra de policia em frente. Era Dezembro de 1917. A exposição tinha desenhos e pintura de nus femininos. Para chamar a atenção do público, a galerista colocou em destaque na montra, no dia da inauguração, uma das pinturas de nu à venda. Não tardou a juntar-se gente frente à montra e o burburinho cresceu, instalando-se grande indignação entre os transeuntes. Foi tal o alarme que o chefe da esquadra de policia vizinha mandou chamar a galerista e comunicou-lhe:
— Dei ordens para retirar aquela porcaria toda!
— Porquê? perguntou-lhe a galerista. Há quem seja mais abalizado que o senhor para opinar e não tenha a sua opinião.
Respondeu o policia apoplético e quase sufocado:
— Aque.. aque… aquelas mulheres têm pelos púbicos!
Este relato fê-lo mais tarde a galerista. Mas o que segue é que a exposição terminou quase sem ter começado.
Não sendo a primeira vez que eram pintadas mulheres nuas com pelos púbicos: já existia a famosa pintura “A origem do mundo” de Courbet, mas em colecção particular; era a primeira vez que se exibiam ao olhar público.
Se os leitores virem as pinturas de nu que ao longo do tempo tenho deixado no blog, e tantas outras espalhadas por colecções públicas pelo mundo, vêm quão difícil é encontrar, mesmo no século XX, nus femininos sem o púbis rapado. E tal não é por questões de conforto ou higiene, mas por devolver à pintura uma dimensão erótica que no asséptico do corpo sem pelos púbicos se esbate.
Vistas hoje, estas pinturas transmitem a mesma lassa desolação dos retratos pintados por Modigliani que tenho trazido ao blog, e ficam bem longe de qualquer palpitação de desejo.
Vamos pois às pinturas objecto de tamanho escândalo há quase 100 anos.
Termino com a mais coberta das mulheres pintadas neste ano, e, talvez, a mais excitante deste conjunto de pinturas.