Etiquetas

É possivel que a fortuna mediática e critica de Jack Delano (1914-1997) esteja a mudar. Há poucos meses fui surpreendido com uma sua fotografia, que guardo entre as fotos que admiro sobremaneira, na capa de uma edição paperbacck de Coração, Solitário Caçador, de Carson McCullers. O acerto da escolha é notável tendo em conta o assunto do livro e a foto é daquelas que faz apetecer comprar o livro para a ver. É esta.

A obra de Jack Delano conhecida é-o, sobretudo, através do trabalho para a FSA (Farm Security Administation Photography program) programa fotográfico da iniciativa do governo dos Estados Unidos na década de 30 do século XX, para documentar os efeitos da Grande Depressão. Trabalharam neste programa quase todos os fotógrafos que fizeram a glória da fotografia americana, incluindo Dorothea Lange, fotógrafa daquela mãe migrante que permanece como ícon da fotografia do século XX.

No final da década  de 30 e inicio doa anos 40, Jack Delano, ainda no âmbito da FSA, fez as primeiras experiências com cor em fotografia, e é desse espólio, cujos negativos são disponibilizados pela Biblioteca do Congresso Norte-Americano, que editei o conjunto de fotos deste artigo. São de minha responsabilidade os balanços de cor, não tendo tocado nos enquadramentos.

Enquanto nos retratos individuais impressiona a forma como a dignidade dos fotografados foi captada  nas infra-humanas condições de vida que experimentavam, nas fotos de grupo em trabalho há uma espécie de bailado no enquadranmento de gentes e ferramentas transmitindo a possibilidade da beleza mesmo nas mais duras condições, sem mascarar a natureza documental do trabalho fotográfico.

Nestas primeiras tentativas com a cor em fotografia, vale a pena atentar no cuidado da composição cromática contribuindo para o equilibrio da imagem, resultando em todas as fotos numa enorme originalidade, com destaque para as primeira e última foto do artigo.

Todas e cada uma das fotos merecem uma análise detalhada para além dos limites e propósitos do blog.

Tenha o artigo chamado a atenção para um fotógrafo maior com obra pouco conhecida e sinto-me recompensado.

A página da Wikipédia sobre Delano dá noticia sucinta sobre a biografia e a obra do fotógrafo de origem ucraniana, que foi também compositor.

Anúncios