Etiquetas

Van_Gogh_Vincent-Prisoners_Exercising_after_DoreSão infinitas as abordagens à pintura de Van Gogh (1853-1890). No misto da violência da pincelada e da harmonia do colorido, o olhar perde-se na contemplação e a imaginação plana na pura magia da imagem.

Como há algum tempo não visitava esta pintura no blog, reuni um conjunto de reproduções que permite apreciar como o pintor trabalhou o azul na paisagem, no retrato e na natureza-morta, géneros onde Van Gogh foi maior entre os grandes.

Do diáfano ao trágico, a combinação da tonalidade com uma paleta em tons afins ou complementares, cria a atmosfera de cada pintura, onde a espessura e geometria da pincelada conduzem ao impacto profundo de cada obra junto do observador. Uma vez vistas, estas pinturas acompanham-nos pela vida, construindo um universo onde o belo caminha lado a lado com a dolorosa experiência do mundo.

Abro com as vistas de Paris a partir do quarto do pintor na rue Lepic em 1887.

Van_Gogh_Vincent-View_of_Paris_from_Vincents_Room_in_the_Rue_Lepic-1887_Spring-II

View of Paris from Vincent's Room in the Rue Lepic 1887

Passemos agora a dois dos fabulosos auto-retratos de 1887.

Van_Gogh_Vincent-Self-Portrait_with_Felt_Hat

Van_Gogh_Vincent-Self-Portrait-1887-IVNa pintura de flores há mais além dos famosíssimos girassóis. Uma amostra com castanheiro em flor, e um pomar florido em Arles em 1889. A pintura de amendoeira em flor com fundo azul já se encontra algures no blog.

Blossoming Chestnut Branches in a Vase 1890

Orchard in Blossom with View of Arles 1889

Voltemos à paisagem agora com montanha e campo.

Van_Gogh_Vincent-Ravine

Van_Gogh_Vincent-Plain_near_Auvers

E de novo o retrato com dois deserdados da vida.

Van_Gogh_Vincent-Sorrowful_Old_Man

Van_Gogh_Vincent-The_Man_is_at_Sea_after_Demont-Breton

Regresso à cidade com um quadro onde uma paleta reduzida a azul com pequenas quantidades de amarelo banha de serenidade um quotidiano a que o desenho e a composição espacial dão todo o impacto.

Van_Gogh_Vincent-The_Trinquetaille_Bridge

Termino com um dos retratos do Doutor Gachet e o retrato do Carteiro Joseph Roul1n nos quais, à penetração psicológica do desenho se acrescenta a mestria de pintor no uso da cor.

Portrait of Doctor Gachet 1

Van_Gogh_Vincent-Postman_Joseph_Roulin

A pintura de abertura do artigo é um dos quadros feitos no Asilo de Saint-Rémy entre Maio de 1889 e Maio de 1890, a partir de obras de outros pintores ou ilustradores. No caso é uma representação de prisioneiros em exercicio a partir de Doré.

Anúncios