O Blog

Este é um blog de amador e não um blog de especialista em qualquer ramo da literatura. Amador no sentido primeiro, daquele que ama. E a poesia é em mim, de longa data, uma paixão.

A reunião de um vasto acervo de poemas e poetas numa biblioteca pessoal e a constatação de tantos serem apenas conhecidos de um reduzido número mercê da exiguidade das edições e/ou da raridade dos exemplares impressos, decidiu-me à aventura de manter durante o ano de 2010 esta janela aberta a um mundo de ávidos leitores curiosos do que não conhecem ou não sabem que existe. Se existirem os leitores, aqui encontrarão uma caixinha de surpresas.

O arco temporal do blog estende-se da antiguidade a meados do séc. xx com predominância sobre a poesia portuguesa antiga, por ser a mais ignorada.

Sempre que os exemplares raros ou raríssimos o permitam, disponibilizaremos um fac-símile em formato pdf dos mesmos. Outras vezes, se se encontrarem disponíveis na net indicaremos o respectivo link.

O blog não se propõe fins lucrativos.

Pretendemos nele respeitar escrupulosamente o Código dos Direitos de Autor. Na impossibilidade de identificar eventuais detentores desses direitos sobre materiais divulgados no blog, solicitamos aos visados o favor de nos contactarem através do endereço de e-mail: viciodapoesia@gmail.com e procederemos de acorco com as suas indicações.

O conteúdo original do blog está protegido pelo Código dos Direitos de Autor. Poderá ser autorizada a sua reprodução em condições a definir, mediante solicitação escrita para o endereço de e-mail: viciodapoesia@gmail.com

Ainda que o reconhecimento dos direitos de autor date apenas do século XIX a luta pelo seu reconhecimento é anterior. Deixamos aqui fac-símile do que julgamos ser o mais antigo reconhecimento legal desses direitos. Trata-se de um Decreto de Sua Magestade a Rainha D. Maria I concedendo à viúva de Correia Garção o

…Privilégio exclusivo por tempo de dez annos, para que só ella, ou quem tiver faculdade sua,  possa mandar imprimir, precedendo a necessaria licença da Real Meza Censoria, a Collecção das Obras, que em Prosa, e em Verso deixou escritas o sobredito seu marido, debaixo das penas do perdimento de todos os Exemplares, que forem achados aos Transgressores, a beneficio da mesma viuva, e de duzentos mil reis de condemnação, ametade para o denunciante, e a outra ametade para o Hospital real de S. José …

Vem este decreto transcrito a páginas XI e XII, não numeradas, da 1ª edição das OBRAS POETICAS DE PEDRO ANTONIO CORREA GARÇÃO publicadas em Lisboa no Anno MDCCLXXVIII (1778)



36 thoughts on “O Blog”

  1. Olá, gostei muito do Blog!

    Gostar

  2. Bacana demais!

    Também fiz um blog amador com meus brotos de poemas.

    https://balbuciopoetico.blogspot.com/

    Gostar

  3. Parabéns pela iniciativa! Apesar de ser um combustível para a alma e para todas as pessoas que amam, a poesia, e o poeta, às vezes é visto como um mero nerd sonhador e romântico, que tem a cabeça nas nuvens e os pés no chão, para algumas mentes despreparadas. E o mais interessante nisso tudo, é que todos “vivem e respiram poesia” no dia à dia, sem se darem conta disso. Mas que bom que tem pessoas em cujo sangue corre a poesia, para pôr no ar um blogue valorizando a nossa arte de escrever em versos!

    Gostar

  4. Jailda galvão Aires said:

    Resgatando o passando anexando-o à história. Parabéns por tão enriquecedor trabalho. Nenhum poeta deve permanecer oculto.

    Gostar

  5. @caroldazarte said:

    Gostei da página!!!

    Primeiramente, parabéns pela obra!!

    Peço sua ajuda para curtir minha poesia neste blog onde estou concorrendo.

    https://eternizarte.org/blog/candida-flor?utm_campaign=5f21e1f57775f233faacfb06

    Para me encontrar em outros lugares, amizade, partilhas meu instagram: @caroldazarte

    Gostar

  6. Jailda galvão Aires said:

    Parabéns. Só quem realmente ama a poesia escuta a sua voz e a cadência de cada verso.

    Gostar

    • carlossilvapoetacantador said:

      Com a intenção de mostrar a todos um pouco mais das minhas obras autorais, apresentarei neste sabado (01/08/2020) a partir das 20:00 horas na nossa live show: *CARLOS SILVA, POR ELE MESMO*. algumas composições próprias, (muitas delas ainda inéditas) para apreciação de todos. Alguns estilos musicais como: Canção, Samba farão parte do reportório.

      Aguardamos Você e se possível divulgue aos seus grupos de várias “plataformas digitais” e venham somar conosco esse serviço voltado para a cultura da nossa gente.

      75 99838 5777

      Gostar

  7. Sou também um amante da poesia de cuja arte também sou praticante.
    Acho interessantíssima a ideia do seu blog e quem se interessar pelo assunto também me poderá visitar em: https://palavrasaladas1952.blogspot.com.
    Abraços poéticos
    Juvenal Nunes

    Gostar

  8. Jonny said:

    Caracaaa véi tô seguindo uma página no Instagram Nos Versos das Estrelas, só poesia de peso 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 super recomendo

    Gostar

  9. Bom dia,

    Sou residente da cidade de Sapucaia do Sul, RS.

    Sou poeta, escritor, compositor, colunista, artista plastico e funcionário público concursado.

    Mediante a uma pesquisa venho há encontra-los, pois estou sempre fazendo este tipo de pesquisas e gostei muito do blog/site, e também gostei da sinceridade do mesmo.

    Gostaria de saber se ocorrer a possibilidade de mim vir a fazer parte da família, vicio da poesia. Podendo ou não estar enviando material poético?

    Grato pela atenção
    Poeta Leonardo Pacheco

    Gostar

  10. Muito gostoso a leitura! Convido os amigos a ler minhas entrelinhas!

    Prazer gratuito

    https://paraneura.blogspot.com/

    Gostar

  11. Eu metrifiquei um verso
    Pra dizer duma vez só
    Daqui da minha cidade
    Que é Caldas de Cipó
    Por que quero ver de volta
    Com uma bela Escolta
    A PEDRA DE BENDEGÓ

    “A PEDRA NO SAPATO DO SERTANEJO”
    ——————————————
    O sertão é rocha firme,
    terra que muito adoro,
    lugar que choveu novena,
    e pedra de meteoro,
    que conheceu o cangaço
    da cana ja fez o melaço
    mas as vezes paro e choro.
    ——————————————
    Já pedi ao Governador,
    a Deputado estadual
    que reforce essa campanha
    desse sertão atual
    tenham uma boa conduta
    compreendam a nossa luta
    desse sertão tão leal.
    ——————————————
    A pedra daqui levaram
    e foi pro Rio de Janeiro,
    ha 131 anos
    nosso povo que é guerreiro
    luta todos de uma vez
    pra que a pedra de Bendegó.
    volte pro nosso chão ligeiro.
    ——————————————
    Rui Costa aprume os olhos,
    olhe pro lado de cá,
    faça com que nosso sertão
    possa ser visto por lá,
    pois também somos Bahia
    e eu gritarei todo dia
    Pela volta da nossa Cuitá.
    ——————————————
    Deixe esse marco histórico
    como o Governador,
    que reconhece que a pedra
    de Bendegó tem valor
    pra esse povo sertanejo
    pois eu já sonho até que vejo
    ela aqui no interior

    Carlos Silva (Bendegó).
    XXVI/ IX/ MMIXX
    Caldas de Cipó – BAHIA.

    Gostar

  12. Olá 🙂
    Também gosto muito do poesia mas também de prosa. Continue o bom trabalho porque a poesia é tão bonita que não pode simplesmente ser deixada de lado
    https://encontradanaspalavras.blogspot.com/

    Gostar

  13. Parabéns. Belíssimo trabalho!

    Gostar

  14. Pedro Ramos said:

    Continuo sem receber nada por mail

    Gostar

  15. Paulo Ricardo Pereira Rodrigues said:

    Boa noite. Interessante iniciativa! Também sou um entusiasta por poemas autorais. Tenho o meu blog pessoal de poemas autorais. Também estou a escrever um romance. acervoaleatorio.blogspot.com

    Gostar

  16. gustavoraimundo said:

    Lindo espaço…a poesia é um vício mesmo…! Dê uma passada pelo meu blog( https://gustavoreymond.blogspot.com) seria uma honra pra mim!

    Gostar

  17. MILLA said:

    acho que juntos poderemos ajudar e lançar novos nomes para a poesia contemporânea, achei maravilhoso o seu blog e estou aqui para lhe parabenizar, estou num trabalho de prospectar novos poetas do anonimato para o mundo, talvez.
    Caso tenha curiosidade está aqui o endereço do blog, agradeço muito.
    https://souincognito.blogspot.com/

    Gostar

  18. MILLA said:

    Se você ama poesia, ou simplesmente escrever o blog Incógnita Mente trabalha para divulgar a arte dos poetas e escritores anônimos, é só mandar sua inspiração e seu nome que o mesmo será divulgado. Olha que massa! Achei Top.
    Aos interessados…

    https://souincognito.blogspot.com/

    Gostar

  19. Gostei muito do seu blog
    Gostaria que visitasse o meu
    https://minhacasadapoesia.blogspot.com

    Gostar

  20. Não existe momento mais oportuno para trabalharmos em conjunto, apoiando a poesia, a arte, a literatura, o desenvolvimento intelectual. Visite https://afebredoexistir.blogspot.com/

    Gostar

  21. Luis Duarte said:

    Peço desculpa por não estar a comentar propriamente o “blog”, ou qualquer coisa do seu conteúdo, apesar de ter gostado do que vi, no rápido olhar que lhe lancei.

    Vim aqui para ver se encontrava ajuda para uma dúvida, sobre uma frase do mestre Almada Negreiros. A frase é mais ou menos a seguinte:

    «A laranjeira do quintal já me conhecia. Punha-se a fingir que era o vento que a fazia mexer.»

    A razão por que disse mais ou menos tem a ver com uma parte da minha dúvida: não estou certo se a frase é, ou não, tal como a redigi (“ipsis verbis”). A outra parte da minha dúvida tem a ver com o facto de não saber se é apenas uma frase (um dito solto), se é um poema de apenas dois versos, ou, ainda, se é uma frase pertencente a um texto seu (de Almada) mais vasto.

    Há uma coisa, porém, da qual não tenho a mínima dúvida: foi Almada Negreiros que escreveu isso, ou algo muito semelhante a isso, pois li isso há muitos anos, décadas mesmo, e nunca mais o esqueci, pela beleza que encerra, ainda que não esteja certo que a frase seja exactamente assim.

    Alguém pode esclarecer a minha dúvida?

    Agradeço a atenção que me possam vir a dar.

    Luis Duarte

    Gostar

  22. Parabéns! Amei seu blog!
    Muito bons os poemas!
    Gostaria que visitasse meu
    blog para conhecer meus poemas!
    http://www.robsonpensador.blog.br

    Gostar

    • Carlos Silva said:

      Ahhhhhh poesia… Ha poesia? A poesia nutre a alma Embeleza o lábio de quem declama Enaltece o vício de quem a consome E grita aos sentidos de quem a ama. É carne, sangue, gozo e orgasmo dividido num parto de palavras, que sacia a sede de quem dela bebe. Ahhhhhh poesia… Ha poesia? Sim! é claro, sempre haverá. A poesia existe dentro de nos, e pulsa forte explodindo nas veias saltando em letras o fluxo do sonhar.

      “A poesia”

      Carlos Silva 75 99838 5777 75 99269 0497.telezaptim

      Gostar

    • Carlos Silva said:

      Prezados amigos A proposta do projeto leve livros, é enriquecedora saberes do nosso povo através da literatura. Há mais de um ano( maio de 2018) venho com esse projeto sem apoio de nenhum órgão municipal,estadual e nem federal.

      Imagina se o projeto recebesse um incentivo ou apoio direto, ja teriamos um treiler para levar livros a muitos lugares. Se vocês entenderem que a proposta merece o seu apoio, ligue para: 75 99838 5777

      Atenciosamente,

      Carlos Silva.

      Gostar

  23. Fernando said:

    Boa noite!
    Eu sou Fernando Soares!(Mc Mano Feeh).
    Comecei a fazer músicas de RAP a pouco tempo.Tenho várias letras escritas e tal mais não estou lançando pq estou sem condições pra gravar.
    Até pq tô desempregado no momento.
    E eu faço poesias também sobre vários temas.
    E vim aqui pedir a ajuda de vocês aí, caso queiram fazer uma parceria ou me ajudar divulgando sla.
    Ainda sou novo nesse ramo.comecei esse ano com rimas devido a batalhas de freestyle e tal.
    Mas eu aprendi a gostar de fazer isso de coração.
    Aí vim pedir uma ajuda a vocês.

    Vou mandar a última poesia que fiz relacionada ao caso da Vitória Gabryela que está no meu canal do YouTube.
    Só não liga no áudio de voz pq pra gravar essa voz eu tive que gravar num celular numa casa abandonada.

    Desde já fico muito agradecido com ou sem a ajuda de vcs.

    ✌😘❤

    Gostar

  24. pmdal1976@gmail.com said:

  25. Claudio Fernando Mahler said:

    Meu caro poeta maior, engenheiro será, que como eu, faz da engenharia apenas um caminho. Achei duas poesias japonesas, que você dispõe. Queria coloca-las, bem como teu texto no facebook, mas ao consultar teu logo, vi que você pede que solicitemos autorização. É o que faço. Não achei teu nome para citar-lo. Enfim, fico no aguardo.
    Parabéns pelo lindo logo criado. Frequentarei. Claudio

    Gostar

  26. Vasco Tomás said:

    Só agora o descobri. A proposta e as intenções que aqui se enunciam, ainda sem ter percorrido muitos dos posts, está a ser cumprida supinamente. Nãpo desista, é uma felicidade haver quem sabe o que é serviço público de divulgação das “flores”, que aumentam o erotismo das nossas vidas e dos nossos desejos. Porque julgo que o tema da mulher e do desejo têm no blog um lugar muito especial. Estou consigo!

    Gostar

    • Viciodapoesia said:

      Obrigado pelo cumprimento e pelo texto do comentário. Oxalá encontre na leitura do blog o prazer que intui. Volte sempre. Carlos Mendonça Lopes

      Gostar

  27. Fico satisfeita, por poder desfrutar do vosso blog,

    Gostar

  28. É muito interessante este blog……

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.